terça-feira, 6 de junho de 2017

23° DIA 22 MAI – ÓBIDOS – NAZARÉ – BATALHA – FÁTIMA

Hoje fizemos um circuito por cidades de interesse próximas à Lisboa.        


Primeira parada – Óbidos – uma simpática cidade medieval murada. Na entrada da cidade há um escritório de turismo onde pegamos o mapa para caminhar pelas ruelas da cidade e visitar algumas atrações.

As estreitas ruas são repletas de lojinhas de artesanato e produtos regionais.

Assim caminhando passamos pela Porta da Vila, um portão do sec. XIV; padrão camoniano, monumento em homenagem a Camões; Paço do Conselho; Igreja de S. Pedro; museu Municipal; matriz de Sta. Maria; castelo, hoje transformado em pousada. Do lado de fora da muralha há um aqueduto construído no sec. XVI.





















De lá seguimos até Nazaré, uma cidade litorânea, onde só passamos e batemos fotos da praia.









A seguir fomos a Batalha, um povoado fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). Ali visitamos o Mosteiro, edificado no sec. XIV, cuja construção durou dois séculos, é um exemplo de arquitetura gótica tardia ou estilo manuelino e foi considerado patrimônio mundial pela Unesco e uma das sete maravilhas de Portugal.








Próxima parada – Fátima – onde visitamos o Santuário de N. Sra. De Fátima, construído em honra de Nossa Senhora após as aparições aos três pastorinhos em 1917. No Santuário há uma enorme esplanada para as celebrações, a capelinha das aparições, no local onde a Virgem apareceu, a Basílica de N. Sra. Do Rosário de Fátima entre outras capelas e instituições do complexo. A basílica é simples e aconchegante. Durante todo o dia há missas e terços sendo rezados.









Ao final do dia voltamos para Lisboa e jantamos em um restaurante típico localizado no bairro da Baixa. Nessa área há várias ruas de pedestres com muitos restaurantes que põem suas mesas na calçada. Escolhemos o que nos pareceu mais simpático – Moma – onde comemos muito bem e com preços corretos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário