terça-feira, 6 de junho de 2017

21° e 22° DIAS 20 e 21 MAI – LISBOA

No dia 20 de maio dissemos bye bye à Alemanha e voamos para Portugal.

Fomos do hotel até o aeroporto de Berlim de ônibus que pegamos quase em frente ao hotel – ônibus TXL, com duração do percurso de uns 30 minutos.

O aeroporto de Berlim não faz jus ao desenvolvimento da Alemanha. É antigo, nada moderno, bem simples. O check in é junto ao próprio portão de embarque. Não há um check in antecipado uma vez que várias companhias usam o mesmo local. Logo após fazer o check in você já entra para a sala de embarque. Nosso voo atrasou quase uma hora devido à demora no carregamento do avião!!!

Chegamos a Lisboa já de noite e após pegarmos nosso carro fomos para o hotel Ibis Style Embaixador, que tinha uma excelente localização, próximo à Praça Marques de Pombal. O hotel é naquele padrão Ibis, simples, porém adequado. Tinha estacionamento com custo adicional, internet free, café da manhã muito bom, quarto e banheiro amplos. Jantamos em um restaurante próximo, Caprília 2, com uma comida boa e de preço baixo.

No dia 21, nosso primeiro dia de turismo em Lisboa, fizemos o city tour do Hop on Hop off que tem 3 linhas que podem ser combinadas entre si, abrangendo todas as áreas de interesse, embora sempre seja vendida a linha vermelha e mais outra. Optamos pelas linhas Belém (Vermelha) e Oriente (Azul), porém só usamos a Vermelha e também caminhamos pelo centro. O pacote também incluía um passeio de 20 minutos de tuk-tuk.

Dessa forma, combinando o ônibus mais deslocamento a pé, conseguimos cumprir toda a programação planejada. Assim foi que vimos:

Praça Marquês de Pombal, ponto central de onde partem os ônibus de turismo de várias companhias, mas que cumprem o mesmo roteiro.

Av. da Liberdade e Monumento dos restauradores

Praça do Rossio

Elevador Santa Justa (da cidade baixa para a alta)

Arcos da Rua Augusta

Praça do Comércio - A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² (180m x 200m). O Paço da Ribeira, bem como a sua biblioteca de 70 000 volumes, foram destruídos pelo terramoto de 1755. Os edifícios que envolvem a praça foram utilizados por diferentes ministérios e outras instituições públicas. Hoje a sua utilização está dividida entre departamentos governamentais, atividades culturais e promocionais, hotéis, restaurantes e cafés.

Castelo de São Jorge – enorme fortificação medieval sobre um morro, que foi destruído ao longo dos anos e reconstruído no sec. XX. Hoje só tem as paredes, muros e torres. Do seu pátio tem-se uma bela vista da cidade de Lisboa. Subimos até lá em um tuk-tuk do pacote.

Catedral – Sé de Portugal – igreja gótica do sec. XII, bem simples.

Mosteiro dos Jerônimos – bela construção do sec. XVI em estilo manuelino.

Almoçamos em Belém na pastelaria “Pastéis de Belém”, que serve o autêntico e delicioso pastel de Belém, além de outros petiscos doces e salgados, que fica pertinho do Mosteiro.

Padrão dos descobrimentos – monumento em homenagem às conquistas ultramarinas de Portugal.

Torre de Belém – em estilo manuelino, tinha por função a defesa da entrada do Rio Tejo

Basílica da Estrela (ou Real Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus)– uma belíssima basílica em estilo barroco e neoclássico. A fachada  é ladeada por duas torres gémeas e decorada com estátuas de santos e figuras alegóricas. O amplo interior tem elementos em mármore cinzento, rosa e amarelo.

À noite, convidados por um grande amigo brasileiro que é radicado em Portugal, Renato Leal, jantamos no Palácio Chiado, um belo palácio do sec. XIX, em estilo neoclássico, local de festas da aristocracia da época. Há três anos foi restaurado e transformado em um espaço de lazer e gastronomia. Possui 6 restaurantes de estilos diversos, além de um espaço para recepções. É possível pegar a comida em qualquer um dos restaurantes e sentar-se à mesa.