segunda-feira, 5 de junho de 2017

18° DIA 17 MAI – BERLIM – POTSDAM

Começamos nosso período em Berlim com a visita ao Reichestag/Bundestag, o belo prédio do parlamento alemão. A visita é gratuita, mas precisa ser agendada com antecedência, dia e hora. Entramos no horário e munidos de um audioguia caminhamos pela cúpula de vidro, a parte moderna do prédio, que contrasta com o imponente prédio antigo por fora e todo modernizado por dentro. À medida que caminhamos na rampa o audioguia vai contando a história do prédio, da Alemanha e citando as atrações da cidade. Lá em cima tem-se uma bela vista de toda a cidade.

Como usamos toda a manhã para essa visita, aproveitamos o resto do dia para ir a Potsdam, uma cidade no sudoeste de Berlim, famosa por ter sido a sede do acordo do final da guerra – Tratado de Potsdam, e pela ponte de troca de espiões durante a guerra fria – Glienicker Brücke.

O percurso de Berlim até Potsdam leva cerca de 30 minutos em um trem de superfície. Na estação pegamos as informações sobre a cidade e como se deslocar até as atrações que queríamos. Antes de sair, almoçamos na própria estação que tem bastante lojas e restaurantes.

Havíamos comprado um “Day Ticket” zonas A, B e C, que além de usar em Berlim permitia a ida a Potsdam e o uso de transporte público lá.

Saímos da estação de ônibus até o Palácio de Potsdam, o palácio de verão e de caça do Rei Frederico, o Grande– Sanssouci. Construído no sec. XVIII, para que Frederico II da Prússia sentia de uma residência privada onde pudesse relaxar longe da pompa e cerimónia da Corte de Berlim, o palácio é pouco mais que uma grande villa de piso único, mais semelhante ao Château de Marly que a Versalhes. Contendo apenas dez salas principais decoradas em estilo barroco-rococó, com muitos afrescos, vidros e espelhos pintados, detalhes em alto-relevo folheados em ouro. Tão grande foi a influência do gosto pessoal de Frederico no desenho e decoração do palácio que o seu estilo é caracterizado como "Rococó Fredericano". Localiza-se em um imenso parque – Parque Sanssouci, que também abriga outros palácios.

Após a visita, tomamos outro ônibus, fizemos conexão com um S-bahn e nos deslocamos até a Ponte Glienicker, ou Ponte dos Espiões, bem retratada no filme homônimo.

De volta a Berlim, optamos por jantar em um restaurante chinês – Hua Ting – onde comemos muito bem com preço justo e matamos a vontade de comer arroz!!! Voltamos caminhando para o hotel por cerca de 1,6 km por uma rua tranquila, segura e bem arborizada.

1. JUSSARA TODA FELIZ, CRENTE QUE IA ENCONTRAR O TOM HANKS!!!! KKKKK
    A VIAGEM FOI SHOW! PARABÉNS!