sexta-feira, 2 de junho de 2017

14° DIA 13 MAI – ROTA ROMÂNTICA – WÜRZBURG

Würzburg é uma das mais belas cidades barrocas da Alemanha é o ponto final da Rota Romântica e é plena de história, cultura e é também um centro de produção de vinho. Situa-se às margens do Rio Main.

No passado foi assento dos Príncipes-Bispos e esse período legou o belo Residence, um dos mais belos palácios barrocos da Alemanha, construído no sec. XVIII.

Nosso dia hoje foi dedicado a conhecer Würzburg. Entregamos o carro na Estação Central e saímos a pé até o Residence, de onde saía um tour de trenzinho de ± 40 minutos mostrando todo o centro histórico e falando da cidade e sua história.





Em seguida fomos conhecer o Residence – há tour em inglês em três horários por dia. O palácio é belíssimo. Durante a guerra foi parcialmente destruído, mas foi todo reconstruído. É possível visitar a parte histórica, muito luxuosa, com uma riqueza de detalhes na decoração – afrescos, cortinas, mobiliário, quadros. Já na escadaria há um teto suspenso com afrescos de Tiepollo. Muitas esculturas folheadas a ouro e muitos espelhos compõem a decoração. Infelizmente não permitem bater fotos.






Depois dessa visita caminhamos pelo centro visitando a Catedral de St. Killian – a quarta maior igreja romana da Alemanha, a Neumünster – uma bela basílica romana com fachada barroca, Marienkapelle, Praça do Mercado, Alte Main Brücke (a velha ponte). Sobre há ponte há alguns bares de vinho e nesse dia, sábado, havia muita gente lá aproveitando o sol e degustando vinhos e espumantes. Havia até uma “corrida de patos”, um movimento de manifestação pela despoluição dos rios. Na verdade eram patos de brinquedo que “corriam” com a correnteza.
















  

   










De todo lado, podíamos ver a imponente fortaleza a “observar” a cidade. E para onde olhávamos era possível ver as inúmeras vinícolas da região. Há vários tours para visitar as vinícolas.




Algumas ruas do centro são para pedestres e cheias de bares e restaurantes que se espalham pela calçada.

Almoçamos no restaurante Ratskeller que fica embaixo da prefeitura. Um restaurante enorme, com uma bela decoração, boa comida, boas opções de vinhos locais e cervejas.


À noite, como já estávamos cansados, jantamos no próprio hotel e nos preparamos para seguir viagem no dia seguinte, continuando pela Alemanha.



Um comentário:

  1. Essa eu conheci bem. É a cidade da mãe da Patrícia e onde ela também nasceu.

    ResponderExcluir