segunda-feira, 5 de junho de 2017

19° e 20° DIAS 18 e 19 MAI – BERLIM

Berlim é uma grande e bela cidade, com uma rica e dolorida história. Dividida após a guerra e reunificada em 1990, ainda guarda marcas desse período e permanece em reconstrução e revitalização de seus prédios e bairros após o longo período de dominação soviética.

A cidade tem um belo acervo cultural com muitos museus e prédios históricos, além de muitas opções de lazer, turismo e compras. Tem um excelente sistema de transporte público que integra ônibus, metrô, bonde e trem de superfície.

Os prédios são imponentes, com construções sólidas e majestosas. Muitos deles mesclam seu aspecto antigo com partes modernas das reconstruções, fazendo um belo contraste. As construções usam muito vidro, que segundo os alemães refletem a “transparência” necessária aos princípios republicanos.

As avenidas são largas bem arborizadas. A parte comercial é bem servidas por grandes lojas de departamentos como a KaDeWe, Karstadt, KaufHof entre outras.

As marcas do passado nazista e soviético estão por todo lugar, mas os alemães não fogem desse passado – ao contrário, fazem questão de expor suas feridas como num exemplo às novas gerações do que não pode acontecer novamente.

Há muitas atrações para serem vistas e havíamos montado nosso roteiro para percorrê-las em 2 dias. Para isso optamos pelo ônibus de turismo “Hop on Hop off”. Há pelo menos três companhias que fazem os mesmos percursos, usam as mesmas paradas e têm pouca variação de preço. Nós usamos a City Sightseeing Berlim, usando as linhas A e B por dois dias. E, dessa forma, alternando caminhadas com o ônibus, passeamos por toda a parte histórica, nos lados leste e oeste da cidade.

No primeiro dia percorremos algumas atrações centrais:
A catedral – uma bela e majestosa igreja luterana, em estilo renascentista, construída no sec. XVIII composta pela igreja principal, a capela de casamentos e a cripta com túmulos reais. A entrada é paga – 7 euros.

A ilha dos museus – uma ilha no Rio Spree que possui cinco museus, com diferentes tipos de coleções:
·         Museu Pergamon
·         Altes Museum
·         Neues Museum
·         Alte Nationalgalerie
·         Museu Bode

Caminhamos na “Unter den linden”, a rua principal que vai até o Portão de Branderburgo. Nessa rua passamos pela Ópera de Berlim, Universidade Humboldt, palácios do Príncipe e da Princesa entre outros prédios imponentes.

Portão de Brandenburgo – que é uma antiga porta da cidade, reconstruída no sec XVIII como um arco triunfal neoclássico e que é um cartão postal da cidade.

Novamente no ônibus, passamos pelo Reichestag, pela Chancelaria, sede do governo da PM Merckel, diversos prédios modernos de órgãos governamentais, Estação Central e paramos na Coluna da Vitória – uma enorme coluna que simboliza três vitórias alemãs em guerras, localizada no meio do parque Tiergarden. Essa coluna ficava em outro local e foi transferida para o parque. Hitler mandou aumentar um segmento que seria para a sua vitória na Segunda Guerra Mundial, o que não aconteceu.

Fomos então para a área da Kurfurstendam (rua de compras), onde visitamos a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis, que foi destruída no bombardeio. A igreja original no local foi construída nos anos 1890 e destruída na Batalha Aérea de Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial. O edifício atual, que consiste em uma igreja com um vestíbulo anexado e um campanário separado com uma capela unida, foi construído entre 1959 e 1963. O pináculo danificado da igreja velha foi mantido e agora é um memorial da guerra.

Dali seguimos até a KaDeWe, uma imensa e bela loja de departamentos, onde almoçamos no espaço gourmet – um andar inteiro de “mercados” típicos que vende alimentos e também serve refeições. A loja é maravilhosa e merece a visita.

Na parte da tarde tomamos a linha B e percorremos todo o lado leste, passando pelo Memorial do Muro, East Side Gallery – uma enorme parte do muro toda grafitada, a Mercedes Benz Arena, o Mauer Park, Torre de TV, Rotes Rathaus entre outras atrações. Não descemos nessa linha, apenas vimos enquanto ouvíamos as explicações do audioguia.

A Torre de TV é a mais alta construção da Alemanha. Situa-se na praça Alexander e pode ser vista de vários pontos da cidade. É possível subir lá e ver a vista, além de fazer refeições. Há sempre uma enorme fila, mas é possível comprar um ticket mais caro para o “fast track” – subida sem fila. Como já tínhamos visto a vista da cidade a partir do Reichestag, optamos por não subir na torre.

À noite jantamos no “A mano”, um bom restaurante italiano na Karl-Max Alee. A comida é boa, o serviço excelente, mas o preço um pouco caro.

No segundo dia de Berlim, tomamos novamente nosso Hop on Hop off e seguimos direto para a Gendarmenmarket, uma praça com três atrações – a Koncerthaus e as Catedrais Francesa e Alemã, duas catedrais iguais que hoje são museus. De lá viemos caminhando até a Potsdamer Platz, passando por:
Checkpoint Charlie, que era um posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a guerra fria. De um lado ficava o setor americano e do outro o setor soviético.

Topografia do Terror – um memorial aos mortos localizado na antiga sede da Gestapo e bem ao lado de um enorme pedaço do muro. Ali foi criado o plano de extermínio dos judeus. Por meio de fotos e documentos é contada toda a história do terror nos tempos nazistas.

GDR Tower – uma torre de observação do muro, uma das únicas restantes.

Potsdamer platz – é o antigo centro da cidade e hoje a principal praça da parte moderna da cidade, com inúmeros prédios envidraçados modernos, incluindo o Sony Center. A área tem vários restaurantes e lojas.

Almoçamos por lá e depois fomos às compras na UniQlo, loja japonesa de roupas famosa por seus preços baixos. Retornamos então ao hotel, já cansados, e jantamos por lá mesmo.

Amanhã seguimos para Portugal, até agora a viagem tem sido fantástica, tanto na Holanda quanto na Alemanha.

1. BERLIM É INQUIETANTE,TANTAS COISAS QUE RELACIONAM COM NOSSA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E QUE VIVEMOS, EM ALGUNS CASOS.
    NO UNTER DER LINDEN ASSISTIMOS UMA ORQUESTRA E AS PESSOAS DANÇANDO NUM HAPPY HOUR. ACHEI O MÁXIMO. COISAS QUE ACONTECEM POR ACASO NAS VIAGENS.