segunda-feira, 5 de junho de 2017

17° DIA 16 MAI – LEIPZIG

Nosso programa de hoje seria o deslocamento de Dresden para Berlim via Leipzig, ou seja, faríamos uma parada demorada para conhecer mais essa cidade da antiga Alemanha oriental.

Saímos do hotel novamente no nosso tram da linha 8 e em 10 minutos estávamos na estação central. Optamos pelo trem bem cedo para termos tempo suficiente em Leipzig.

A estação central de Leipzig é enorme – a maior da Alemanha. Um imponente e sólido prédio, que contém vários andares de lojas. O escritório de turismo não se localiza na estação e então caminhamos umas 4 quadras até lá onde pegamos mapas e informações para conhecer a cidade.

A cidade é bem bonita, calma, limpa e organizada. Em uma distância que permitia a caminhada estavam todas as atrações de interesse. E assim saímos caminhando para ver os principais pontos da cidade: a praça do mercado com sua feirinha de hortifrútis, frios, queijos, etc..., e cercada de prédios com fachada renascentista; o prédio da Altes Rathaus (antiga prefeitura) construído no sex. XVI; a casa dos príncipes; a Alte Waage, antiga casa de pesagem; o Museu of Fine Arts, um enorme prédio barroco. Saindo da praça encontramos o Alte Handelbürse, o prédio onde os comerciantes fechavam seus contratos.

De lá caminhamos até a Madler Passage, provavelmente a mais bela arcada, que abriga o restaurante Auerbachs Keller, famoso por ter sido cenário do filme “Fausto” de Goethe.

A seguir passamos pelo Neumarket e a Nikolaikirche; caminhamos um pouco mais até a Augustusplatz com o prédio da Ópera de Leipzig, a casa de Concertos da orquestra de Leipzig e também o belo prédio moderno da Universidade de Leipzig.

Continuamos por entre os prédios da Universidade, passamos por um belo parque, vários prédios governamentais, inclusive a Neues Rathaus, um imponente prédio de pedra com altos relevos.

Em seguida chegamos até a Thomaskirche, onde Bach trabalhou por muitos anos como regente do Coro de Meninos.

Fechamos a programação almoçando no restaurante “Sardenha”, uma grata surpresa em comida italiana boa e com preço correto.

Leipzig é considerada a cidade da música. Ali moraram Bach, Mendelssohn, Clara e Robert Schumann, Wagner, Grieg, Lortzing, Mahler e Eisler entre outros. Durante o ano há vários festivais de música além de apresentações de ópera, ballet e concertos. A herança musical de Leipzig inclui a Gewandhaus Orchestra e o St. Thomas Boys Choir, que data do sec. XIII.

Depois de visitar Leipzig, retornamos à estação e pegamos o trem para Berlim. O percurso foi de 1:15hs até a estação central de Berlim. A estação é imensa, um prédio moderno todo em vidro (como vários prédios em Berlim), com várias galerias de lojas, e conexões com os principais meios de transporte. Tomamos um S-Bahn (trem de superfície) até a Alexander Platz e caminhamos cerca de 300 metros até nosso hotel.

Ficamos no hotel H2 bem ao lado da Alexander Platz.  A localização era excelente, próximo a restaurantes, saída do ônibus turístico “Hop on Hop off”, transporte público etc. O hotel é simples, mas limpo, tem boa internet, bom café da manhã e atende bem às necessidades.

Jantamos na “Munich Hofbrauhaus” que fica ao lado do hotel comendo comida alemã e ouvindo as bandinhas típicas.